Como fazer um demo que me venda bem como locutor?

a60

Continuando com a série de artigos para locutores em início de carreira, outra pergunta que me fazem sempre é sobre como fazer um demo que renda bons trabalhos.

Hoje em dia o timbre da voz não é tão importante como era antigamente, quando apenas vozes graves eram valorizadas. A pergunta é: Se o timbre não é tão importante, em que me concentrar? Isso vai depender do caminho que você quiser seguir: locução para rádio, locução publicitária ou os dois...

 
Locução em rádio

Se desejar trabalhar como locutor em uma rádio específica, fica mais fácil se você ouvir o "pique" da rádio na qual se interesse trabalhar, dos locutores dela e treinar para se enquadrar nele. No meio do caminho você encontrará outros tons de voz com os quais se sinta  mais confortável. Aprenda a ouvir atentamente as palavras às quais os locutores dão maior ênfase em uma frase. Grave a todos, retire o melhor de cada um e experimente fazer o mesmo em sua locução. Treine diariamente, pois só o treino leva à perfeição. Leia muito, não só para ficar bem informado como também para aprender novas palavras e melhorar seu português.

Um demo feito especificamente para a rádio que você tenha em vista, deve conter o nome dela e seus slogans, o que será uma ótima opção. Anuncie músicas do playlist da rádio em questão. Torne seu demo o mais atual possível. Bom seria ainda procurar o sonoplasta/produtor da própria rádio para fazer seu demo. Além dele saber aquilo que a emissora gosta/precisa, poderá lhe dar dicas na hora da gravação e editar/produzir seu demo numa sonoridade compatível com o que se ouve no ar. Um minuto ou dois de gravação já serão suficientes, devendo conter: apresentação (abertura do seu horário), informativo, anúncio de música/promoção.

Saber ouvir
Treinar diariamente
Ler


Locução Comercial/Publicitária

Para quem deseja trabalhar como locutor comercial/publicitário apenas gravando offs para comerciais, documentários, etc., a versatilidade é o que irá ajudar a vender seu trabalho. Quanto mais diferentes estilos você puder oferecer, mais clientes poderá conseguir e  servir.

Pense em quantas vozes diferentes você pode fazer. Ouvir todos os estilos de uma só vez para alguns clientes será o suficiente para decidir por sua voz, no entanto, outros clientes poderão precisar de um demo com um estilo específico. Recomendo fazer as duas coisas, mesmo necessitando de um pouco mais de tempo, mas com isso você poderá atender a um maior número de clientes e faturar mais. Comece fazendo uma gravação para cada estilo e em seguida junte as melhores partes de cada uma delas num único arquivo.

Institucional
Varejo
Padrão
Natural
Suave
Jovem
Adolescente
Infantil
Caricata


Reafirmando o que disse no post anterior: Procure treinamento. Se houver curso específico na sua cidade, faça-o. Se não houver, faça um grupo com outros locutores em início de carreira que possam se ajudar mutuamente. Faça encontros uma vez por semana e convide um locutor da sua cidade para participar, dando feedbacks sobre performance do grupo. Se ele tiver tempo, com certeza ficará feliz em ajudar. Mas não abuse, não convide sempre o mesmo locutor.

Faça uma busca na internet, ouça outros locutores, produza seus textos e procure um estúdio profissional para gravação do seu demo. Como divulgá-los é um assunto que vamos tratar no próximo post. Para ser avisado quando for publicado, inscreva-se do lado direito.

Fique à vontade para dar sua opinião, dividir sua experiência ou fazer uma pergunta. Use o formulário abaixo e responderei sem divulgar seu nome ou quaisquer dados pessoais.

Até a próxima,

Linda.

_

Veja também:

- Saiba quem sou eu

- Meu vídeo no YouTube

- Post anterior: Ser locutor é uma carreira promissora?

{fcomment}

See who's online

We have 42 guests and no members online