9 passos para o cachê ideal - Parte 1

Quanto cobrar pelo serviço de locutor? E qual o valor justo a ser pago pelos serviços de um locutor online?

 Achar um preço justo é difícil para quem presta serviço e para quem contrataNo post anterior começamos a abordar esse tema sensível e, como há muito o que falar, vou listando aqui o que atinge o locutor publicitário em início de carreira, que geralmente trabalha como freelancer e sente dificuldade em fixar os valores de seu cachê. Viso também ajudar a quem esteja procurando serviço de locução, a entender e ter uma idéia do que deve pagar por ele. Mas isso não significa que sirva para todos os locutores, pois outros podem ter mais tópicos em suas listas…

 1 - HORA TRABALHADA - Quem utiliza estúdio de terceiros ou o seu próprio, deve estar atento para balancear tempo e dinheiro. Acreditando que quem está lendo esse artigo leva o trabalho a sério, é bom perguntar-se: Quanto eu preciso ganhar por hora para aproveitar meu tempo ao máximo, produzindo o meu melhor? A resposta irá servir também para você calcular o preço do audio, por minuto. O que é importante: tenha sempre sua tabela à mão, com preços por hora, minuto, 30 segundos e para vinhetas.


2 - TIPO  - Off para vinheta será uma gravação curta, mas servirá para  melhorar a 'imagem' da rádio, além de ser usada por longo tempo… O comercial geralmente com 15 ou 30 segundos, vai ser usado por pouco tempo, mas trará muito retorno ao anunciante… Audiolivro - leva alguns dias para ser gravado, dependendo de quantas páginas tenha, mas será vendido por tempo indeterminado…


3 - E-LEARNING - não deve ser caro, se forem instruções de empresa para funcionários, mas se é um curso de línguas que visa lucro, já é diferente… Cobrar por minuto, por página ou por palavra é comum. E narração para vídeo para o YouTube tem preços diferenciados, dependendo seja comercial ou institucional. Cabe ao locutor julgar O TEXTO. Documentário para TV sai mais caro, porque alcançará maior público que um institucional, ao qual poucas pessoas assistirão.

Mas às vezes o cliente não envia o texto e quer o orçamento mesmo assim. O que fazer?
Você pode gentilmente pedir que o cliente envie o texto para proceder ao orçamento. Mas também pode tentar pesquisar no google o nome da pessoa que está fazendo o contato, por exemplo. Talvez você encontre algo que o ajude a tomar a melhor decisão. Na dúvida, diga que o valor é X para institucional, Y para comercial, Z para audiolivro, etc. Assim o cliente terá um valor em mente na hora de se decidir.


4 - EDIÇÃO - convenhamos que é muito bom fazer a locução contando com um editor/produtor capacitado do outro lado do 'aquário'. Mas se você tem que cuidar em editar o áudio produzido, retirando possíveis barulhos e erros, é razoável crer que você vá levar 3 vezes mais tempo para entregar o trabalho. Pense nisso.


Bem, no próximo post irei falar sobre  os tópicos restantes: Regravações , Exigências, Equipamento, Veiculação do material gravado e a Compra dos direitos de uso do trabalho do locutor publicitário. Não é nada fácil, né?  Eu que o diga! :)

Se você quiser ser avisado quando os artigos forem publicados, inscreva-se no lado direito desta página.

Até a próxima!  

-Veja também:

- Como eu perco R$5 em um minuto
- Saiba quem sou eu
- Como fazer um demo que me venda bem como locutor?

{fcomment}

See who's online

We have 25 guests and no members online